domingo, 13 de setembro de 2015

PSOL completa 10 anos de luta e combatividade


Sessão solene, exposição e publicação marcam a primeira década do Partido Socialismo e Liberdade



O PSOL completa 10 anos de fundação neste mês de setembro, mostrando um considerável crescimento e afirmando-se, nos últimos anos, como a verdadeira alternativa de esquerda à polarização entre governo e oposição conservadora.


O partido começou a surgir em dezembro de 2003, quando os deputados João Fontes e João Batista Babá, a deputada Luciana Genro e a senadora Heloísa Helena foram expulsos do Partido dos Trabalhadores (PT) por votarem contra a orientação da legenda na reforma da previdência, que retirava direitos dos servidores públicos. Junto com outros militantes, eles se organizaram e, em julho de 2004, criaram o Partido Socialismo e Liberdade. Pouco mais de um ano depois, em 15 de setembro de 2015, o PSOL foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral.

Durante esta década, o partido teve uma atuação destacada em defesa dos direitos sociais, como o investimento de 10% do PIB para a educação pública, a qualidade no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), valorização dos trabalhadores e do funcionalismo público e posicionando-se contra a privatização dos serviços públicos e a política econômica neoliberal.

Ao mesmo tempo, o PSOL tem lutado contra a agenda conservadora que, em 2015, ganha força na Câmara dos Deputados, ameaça os direitos indígenas, retira direitos trabalhistas e previdenciários, amplia indiscriminadamente a terceirização, reduz a maioridade penal, restringe os direitos da comunidade LGBT, entre outros retrocessos registrados até o momento.

Para comemorar esses 10 anos de luta e combatividade, o PSOL realiza, na próxima terça-feira, 15 de setembro, Sessão Solene na Câmara dos Deputados. Além da bancada do partido no Congresso Nacional – formada pelos deputados Chico Alencar (RJ), Jean Wyllys (RJ), Edmilson Rodrigues (PA) e Ivan Valente (SP), e pelo senador Randolfe Rodrigues (AP)–, estarão presentes Luiz Araújo, presidente nacional do partido; Luciana Genro, atual presidente da Fundação Lauro Campos e candidata à Presidência da República em 2014; Babá (vereador no Rio de Janeiro) e João Alfredo (vereador em Fortaleza), entre outros.

Também será aberta Exposição e lançada a publicação “10 Anos do PSOL”.

Acompanhe mais detalhes sobre as comemorações no evento no Facebook: http://on.fb.me/1ETjrST

Serviço:
Comemorações 10 Anos do PSOL
Data:
15 de setembro de 2015 (terça-feira)
Sessão Solene: 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães – Câmara dos Deputados
Exposição: Abertura será após a Sessão, no Espaço Mário Covas, anexo II - Câmara dos Deputados
Publicação: Lançamento após a Sessão, no Espaço Mário Covas, anexo II - Câmara dos Deputados

fonte:http://psol50.org.br/
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

PSOL POTENGI Copyright © potengi, verás que um filho teu não foge a luta BTDesigner · Powered by Blogger